Como se Tornar um Projetista Mecânico?

Como se Tornar um Projetista Mecânico?

Para que uma máquina seja desenvolvida, é preciso de um profissional para planejá-la e elaborar todo o funcionamento da mesma, atendendo as necessidades do cliente e proporcionando a segurança e ergonomia dos trabalhadores.

O projetista mecânico transforma a ideia que tem em sua mente em um desenho, simula e testa as funções antes mesmo da produção, para a partir de então ser montada por outros profissionais.

Para atuar nessa área é necessário ter conhecimento em mecânica, podendo ter formação em técnico em mecânica ou engenharia mecânica. Também é imprescindível saber desenhar e interpretar desenhos técnicos.

Os projetistas tem como principal ferramenta de trabalho, os softwares de CAD (computer aided design ou desenho auxiliado por computador), como AutoCAD, SolidWorks, Catia 5 etc. Algumas empresas também exigem um bom nível de inglês para atuar no cargo.

Técnico em mecânica

Em cidades onde a economia vem fortemente da indústria metal mecânica, não é difícil encontrar escolas de formação técnica com cursos nessa área. É uma ótima alternativa para quem busca entrar rápido no mercado de trabalho, já que os cursos duram entre um ano e meio a dois anos, e alguns já podem ser cursados ainda no Ensino Médio.

Também é possível concorrer a uma bolsa de estudo oferecida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Todos os brasileiros podem se candidatar a esse programa do Governo Federal, no entanto, as vagas são priorizadas para os estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores, beneficiários dos programas federais de transferência de renda e os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

Engenharia Mecânica

A formação é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos. O curso também é oferecido na modalidade semipresencial. O estudante aprende a planejar e supervisionar a produção de equipamentos, máquinas, veículos, entre outros. Os alunos já saem com conhecimento em desenho técnico mecânico e noções de gestão.

Existe uma alta demanda por este profissional em indústrias de diversos setores, como automobilística, aeronáutica, elétrica, fabricantes de máquinas e equipamentos etc.

Diversas faculdades oferecem o curso no país, incluindo as universidades públicas federais e estaduais. O estudante também pode concorrer a uma bolsa em instituições privadas de ensino através do Programa Universidade para Todos (Prouni), ou então financiar pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Cursos Online

Na internet é possível encontrar vários cursos EAD voltados para quem planeja atuar como projetista mecânico, com foco em algum software de CAD. Os cursos oferecem certificação, porém não são considerados de nível superior e não possuem reconhecimento pelo MEC. Ainda assim, pode ser uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos na área de projeto e desenho mecânico.

projetom.com 01/07/2020
Copyright © 2020 PROJETOM. Todos os direitos reservados.